sexta-feira, 1 de junho de 2012

Emergência I ::



::

Quando os fariseus viram aquilo, perguntaram aos discípulos: Porque o mestre de vocês se reúne com homens como esses?"As pessoas que estão bem não precisam de médicos, mas sim os doentes.
(Mat. 9:11-12 Biblia Viva)

A vizinhança nunca havia visto tamanho movimento, todos boquiabertos, observavam as inúmeras limosines de várias cores, modelos, tamanhos e formatos diferentes; aqueles grandes carros se alinhavam uma atrás da outra ocupando toda avenida em vários quarteirões. (Todo mundo sabe que limosines, ou são alugadas por pessoas importantes ou por pessoas que pensam que são importantes e ta tentando provar que é.) E assim eles desembarcaram de seus "carrões", homens com seus smokings um tanto que amarrotados, o gel penteando para trás os cabelos e o visual se completa com as mulheres reluzentes apoiando-se aos braços de seus acompanhantes.

E vai rolar a festa! Mas... Espera um pouco, onde está o convidado de honra? Se escuta um alto ruído vindo da avenida, e uma Kombi para exatamente na frente da entrada principal. Ele é o primeiro a sair de dentro daquele carro branco, sem smoking, sem garota, apenas um terno velho que dá pra notar que já está bem surrado e na Kombi, alguns franzidos porém admirados olhares dos díscipulos observam tudo sem perder nada. O anfitrião vem voando pra fora daquela casa barulhenta, e com sua Kodak em mãos (quem precisa de paparazzi!) anúncia: Jesus chegou!

Mateus, Marcos e Lucas, todos lembram daquela noite de gala. Foi profundo demais o que Jesus fez. Perceba, o próprio Mateus havia sido um dos mais odiados cobradores de impostos daquela região; E quando Jesus o chamou para ser um dos seus escolhidos, Mateus foi tomado por um misto de gratidão e euforia em mostrar, em apresentar aos seus amigos o Salvador, e assim, decidiu oferecer a Jesus uma festa. Mas... os intrusos de festas não ficaram de fora! Ali de ponta de pé, do lado de fora de uma das janelas da casa de Mateus, um fariseu intruso aponta o ferrão pontiagudo do nosso texto de hoje, "Porque o mestre de vocês se reúne com homens como esses?" E Jesus -- esperto e ligado no que ocorria ao seu redor, e mesmo que envolvido em outras conversas paralelas, ouviu aquele homem e disparou a resposta para uma pergunta que não era dEle! -- "As pessoas que estão bem não precisam de médicos, mas sim os doentes.... Eu não vim para chamar os justos, e sim os pecadores" (Mat. 9:12-13)

Que tipo de pecadores? Ele não disse...

Pecadores éticos e não éticos; pecadores heterosexuais e homosexuais; pecadores alcólicos e não alcólicos, pecadores PMDBistas, PTistas, PSDBistas, Comunistas, Socialistas, Democrátas, Repúblicanos e os políticos independentes; pecadores brancos, pretos e amarelos; pecadores ricos e pobres; pecadores velhos e jovens; pecadores cristãos, não cristãos e ateus. Aparentemente não há limites para os tipos de pecadores aos quais a igreja deve funcionar como uma Sala de Emergência, porque Jesus simplesmente falou, "Eu vim para chamar os pecadores" Todos, todos, todos eles...

...e você, não se sente agradecido e feliz por isso?

Aproveite...hoje a festa é sua, é nossa, é de quem quiser, quem vier... aproveite e aceite o chamado!

Descanse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário